Sobral de Monte Agraço presente no LX Rural
- Em 14 Maio, 2018
O Mercado Lx Rural, em Lisboa, recebeu no passado domingo, dia 13 de maio, as tradições de Sobral de Monte Agraço.
Coube ao Agrupamento de Escuteiros 272 Sobral de Monte Agraço reavivar a tradição levando até ao Mercado LX Rural, os ramos de espiga tão usuais desta data e ao Grupo de Danças e Cantares do Concelho de Sobral de Monte Agraço – Seramena a mostra do traje e do cancioneiro de uma época, em que o mundo rural e o trabalho agrícola ocupavam um espaço central na vida dos sobralenses.
O dia do calendário anual com maior expressão popular no concelho era a Quinta-Feira da Ascensão, ou Quinta-Feira da Espiga, instituído como Feriado Municipal em 1974.
Celebrado 40 dias após a Páscoa, de acordo com o calendário cristão, desde longa data que é festejado, por estas terras. Era costume a população sair de casa com os seus farnéis e escolher os lugares mais pitorescos para folgar suspendendo, nesse dia, todas as atividades agrícolas.
A tradição manda colher espigas de diferentes cereais, flores campestres e raminhos de oliveira para formar um ramo, que deve ser colocado por detrás da porta de entrada para dar sorte. O ramo só será substituído por um novo no dia da espiga do ano seguinte.
Cada elemento deste ramo tem a sua simbologia: as espigas representam o pão, os malmequeres significam o ouro e a prata, as papoilas são o amor e a vida e os ramos de oliveira traduzem o azeite, a paz e a luz, a videira traz o vinho e a alegria e o alecrim representa a saúde e a força.
Fotos// LX Rural
0 Comments