Emprego Jovem Ativo – Desenvolvimento de experiências práticas em contexto de trabalho por equipas de jovens, compostas por 2 ou 3 jovens desfavorecidos do ponto de vista das qualificações e da empregabilidade e 1 jovem qualificado, tendo em vista melhorar as suas condições de integração socioprofissional. Tais experiências desenvolvem-se no contexto de um projeto, com a duração de 6 meses, o qual integra um plano de inserção para cada uma das duas tipologias de destinatários. O acompanhamento dos destinatários é da responsabilidade de um orientador designado pela entidade promotora.
Estágios Profissionais – Estágios com a duração de 9 meses, não prorrogáveis, tendo em vista promover a inserção de jovens no mercado de trabalho ou a reconversão profissional de desempregados.
PAECPE – Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego que contempla as seguintes medidas: Apoios à criação de empresas; Programa Nacional de Microcrédito; Apoio à criação do próprio emprego por beneficiários de prestações de desemprego.