Sobral recebe Youtubers
- Em 21 Janeiro, 2025
Na passada semana, Sobral de Monte Agraço recebeu a visita de Erica Tieri e Nuno Mesquita, um casal brasileiro que vive em Portugal e autores do canal de YouTube “O Miradouro”, que visa divulgar “o mais interessante de cada lugar”, explorando, além dos pontos turísticos mais comuns, locais com identidade e autenticidade, através do olhar de quem ali vive.
Desde que iniciaram o canal, Erica e Nuno têm percorrido várias regiões de Portugal, à procura de lugares com história, cultura e memórias. Durante a sua estadia em Sobral de Monte Agraço, puderam experimentar a história, a paisagem e a hospitalidade local, deixando-se surpreender por um concelho pequeno em tamanho, mas grande em riqueza histórica e patrimonial.
Alojados na Adega – Residências Artísticas um espaço de turismo local cheio de charme, “vizinho” da Igreja de Santo Quintino Monumento Nacional – um dos pontos patrimoniais mais visitados, o casal teve a oportunidade de conhecer este “museu do azulejo” e alguns dos “feitos” do santo que lhe dá o nome.
Entre os marcos históricos e culturais de Sobral de Monte Agraço, destacam-se o centro histórico da vila, conhecido como a “sala de visitas” do concelho, onde puderam perceber a evolução do território, desde a atribuição do Foral a Montagraço, e o Centro de Interpretação das Linhas de Torres que salvaguarda a memória de um dos maiores legados históricos do município para o país e para a Europa.
A visita ao Forte do Alqueidão foi outro momento em que Erica e Nuno conheceram mais sobre um período militar crucial na história de Portugal, que teve um impacto significativo na derrota das aspirações imperialistas de Napoleão em conquistar toda a Europa, com reflexos até no destino do Brasil.
Mas porque são as pessoas a alma dos lugares, não poderiam faltar encontros com os habitantes de Sobral de Monte Agraço. Além de terem por anfitriã Laurence Vohlgemuth, que há vários anos vive neste concelho, o casal visitou o mercado municipal, onde puderam conversar com os vendedores e descobrir a riqueza dos produtos locais e regionais.
Além disso, tiveram a oportunidade de contactar com aquela que foi uma das atividades agrícolas mais importantes noutros tempos, representada pelos Moinhos de Vento, que outrora desempenharam um papel relevante na economia local e que continuam a embelezar a paisagem, pontuando o topo dos montes.
No moinho de Sobral foram recebidos pelo senhor presidente da Câmara Municipal, José Alberto Quintino e puderam contactar com a destreza e saber do moleiro, Joaquim.
Erica e Nuno descobriram o muito que Sobral de Monte Agraço tem para oferecer e, em breve, irão partilhar as suas descobertas com os seus seguidores de “O Miradouro”.
Não deixe de acompanhar no canal.
0 Comments