Vespa Velutina
- Em 27 Fevereiro, 2018
No passado dia 17 de fevereiro, a Câmara Municipal, com o apoio da “Turma da Abelha”, promoveu uma Ação de Informação, sobre a Vespa asiática (Vespa velutina nigrothorax). Esta ação foi direcionada para as entidades oficiais (Câmaras, GNR/SEPNA, Bombeiros, Proteção Civil e Juntas Freguesia) no período da manhã e para o público em geral e apicultores no período da tarde.
Os temas abordados foram: Identificação da Vespa Velutina, Plano de Acção Nacional, Portal SOSVespa, Ciclo de vida, Prevenção, Maneio Apícola, Ninhos-Detecção/Destruição e Procedimentos.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Soares, na intervenção de abertura salientou a importância de todas as entidades estarem devidamente preparadas e esclarecidas sobre as implicações que esta problemática acarreta, não só para os apicultores, como para outros setores da atividade agrícola, caso se verifique a presença da vespa asiática na nossa região.
A vespa asiática é uma espécie invasora, predadora da abelha europeia, proveniente do sudeste asiático e foi introduzida no nosso país em 2011, no Minho estando neste momento já detectada no concelho de Rio Maior.
Os efeitos da sua presença são vários e graves principalmente para a apicultura (são carnívoras e predadoras preferenciais das abelhas), para a fruticultura (predando abelhas diminuem a polinização e também a nível de danos na fruta) e para a Saúde Pública (não sendo mais agressivas do que a vespa europeia, são no entanto em maior número e sentido o ninho ameaçado perseguem os humanos várias centenas de metros).
Fonte// Gabinete Veterinário
0 Comments