VI Congresso do Envelhecimento Ativo
- Em 14 Abril, 2018
No âmbito do Programa Intermunicipal Festa Sénior, em parceria com os Municípios de Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Lourinhã e Torres Vedras, decorreu no passado dia 11 de abril o VI Congresso do Envelhecimento Ativo, no Centro Cultural do Morgado em Arruda dos Vinhos.
Contando com a presença da Sr.ª Vereadora da Ação Social de Sobral de Monte Agraço e dos Municípios que integram esta parceria, o Congresso iniciou-se com a demonstração musical de cavaquinhos.
Com a moderação da Dr.ª Joaquina Madeira, a Dr.ª Maria João Quintela deu o mote para se iniciar a reflexão sobre o “envelhecimento ativo e saudável”. De seguida, Eduardo Garcia deu ao público a perspetiva da economia prateada. Após o coffee-break, Duarte Vilar apresentou algumas estatísticas de um estudo exploratório sobre a sexualidade na população idosa. Seguindo- Carla Ribeirinho, com uma perspetiva ética e metodológica sobre a intervenção em IPSS.
A segunda parte do Congresso teve início com as vozes do Coro da Universidade das Gerações, de seguida, o Dr. Pedro Cardoso do Centro Social e Paroquial de São Jorge de Arroios, que apresentou a história da República Sénior Rainha Dona Leonor, seguindo os contornos das repúblicas estudantis, e aplicando essa prática a grupos de seniores e a pessoas sem-abrigo. A segunda intervenção da tarde, teve como oradora a Dr.ª Luísa Pinheiro, Fundadora da associação. A terceira apresentação teve a responsabilidade da Associação Usina, na pessoa de Magda Novais, que apresentou o espetáculo de teatro – debate “Até hoje fui sempre futuro”.
Em quarto lugar, a Cruz Vermelha de Torres Vedras apresentou em primeira pessoa, a primeira equipa de seniores socorristas de Portugal, de referir que este projeto venceu o prémio BPI Seniores em 2016. Em representação da Associação Locals Approach, Gonçalo Folgado apresentou esta associação, em que um grupo de estudantes de arquitetura, saíu da faculdade para o bairro 2 de maio escutar os moradores, e projetou espaços comuns em conjunto com as pessoas e de acordo com as necessidades da população local. Por último, e não menos importantes, dois palhaços dinamizaram um pequeno espetáculo para o público, apresentando o seu trabalho enquanto ClownsCare, transformadores de sorrisos em lares e instituições.
0 Comments