VIAJAR NO TEMPO JÁ FOI COISA DE FICÇÃO CIENTÍFICA
- Em 30 Abril, 2024
No âmbito da celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que este ano teve como tema ““CATÁSTROFES E CONFLITOS À LUZ DA CARTA DE VENEZA”, o Centro de Interpretação das Linhas de Torres associou-se à efeméride, no dia 21 de abril e esteve de “portas abertas” para uma experiência imersiva dedicada ao combate de Sobral, um episódio marcante na história de Sobral de Monte Agraço.
Com recurso à realidade virtual, os visitantes puderam viajar até a 12 de outubro de 1810, quando as tropas do VIII Corpo de Junot tomaram, à força, a vila e aqui permaneceram durante o tempo que assediaram as Linhas de Torres, explorando tentativas (infrutíferas) de ultrapassar estas linhas para chegar a Lisboa.
A esta experiência juntou-se a visita à exposição permanente do CILT, ambas complementaram-se e ofereceram aos participantes uma nova perspetiva do confronto entre os dois exércitos, utilizando técnicas de storytelling e cenários realistas para contar a história de forma cativante.
De acordo com o Património Cultural Nacional, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é um momento anual de celebração da diversidade patrimonial e, desde há dois anos, também o é para os Itinerários Napoleónicos Portugal que assinalam em conjunto, com atividades comuns, este dia.
Este ano foi a vez de dar a conhecer acontecimentos que marcaram a 1.ª e 3.ª invasão francesa a Portugal, um pouco por todo o país. De Almeida e Elvas, passando por Mealhada, Mortágua, Penacova e, claro, pela Rota Histórica das Linhas de Torres (Arruda dos Vinhos, Bombarral, Loures, Lourinhã, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira) existem disponíveis 13 realidades virtuais que contam estórias da história de Portugal.
A experiência continua disponível para o público no Centro de Interpretação das Linhas de Torres, em Sobral de Monte Agraço, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h (com exceção do período entre as 13h e as 14h).
Se for curioso o suficiente, reservamos para si duas experiências de realidade aumentada. Uma no Forte do Alqueidão e outra no início da estrada militar. Neste caso, basta levar consigo o telemóvel e descarregar a app para Android ou IOS. Veja em https://itinerariosnapoleonicos.cim-regiaodecoimbra.pt/
Não perca esta oportunidade de mergulhar na história e conhecer mais sobre o passado de Portugal!
0 Comments