Micro-metragem sobre violência doméstica vence o 5º INVADE!
- Em 2 Julho, 2021
A revelação do vencedor da 5ª edição do concurso de micro-metragens “INVADE!” decorreu no passado dia 24 de Junho, tendo sido ao longo do dia exibidas todos os trabalhos apurados para o concurso, culminando com a apresentação do vencedor e da menção honrosa da edição de 2021.
O concurso de micro-metragens “INVADE!” é uma iniciativa da Rota Histórica das Linhas de Torres – Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras (RHLT), presidida por José Alberto Quintino (Presidente da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço.
O prémio de vencedor do concurso foi atribuído a micro-metragem “Invasão”, de Andreia Albernaz e Daniel Baptista, cuja abordagem recai sobre a violência doméstica: “A violência doméstica invade a vida de quem com ela se confronta, o futuro das vítimas e os sonhos de quem as rodeia. Invade a sociedade com o flagelo que impõe – mas quantas vezes a sociedade não consegue ainda acolher quem dela precisa?” (veja aqui a micro-metragem vencedora).
Com cinco filmes a concurso, num total de doze inscrições efetuadas, o júri decidiu ainda atribuir a Menção Honrosa ao filme “A Caixa de Luís Miguel Ferreira João”, de Luís Miguel Ferreira.
O júri do concurso de 2021 foi composto por Luís Matos, formado em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema, produtor, realizador e diretor de fotografia na SPAC Filmes; por Filipa Figueiredo, licenciada em História de Arte e pós-graduada em Mercado da Arte, Colecionismo e Museologia e membro da organização do Festival Curt’Arruda – Festival de Cinema de Arruda dos Vinhos; e Ricardo Martins, realizador e editor de vídeo, licenciado em Cinema e Vídeo e pós-graduado em Realização de Documentário.
Os critérios de avaliação dos trabalhos admitidos tiveram em conta a originalidade, a narrativa, a técnica e cinematografia e o tema “Invasões” de cada micro-metragem a concurso.
O concurso consiste na produção de micro-metragens sobre o tema “Invasões”, no sentido lato do termo, podendo tratar de invasões urbanas, rurais, sociais, ambientais, culturais, espaciais, reais ou imaginárias, divulgando através destas novas perspectivas as Linhas de Torres, ao mesmo tempo que se promove a criatividade e a criação audiovisual. Os trabalhos apresentados podem ser de ficção, documentais ou experimentais, de autoria individual ou em coautoria. O concurso é anual e dirige-se ao público em geral, de qualquer nacionalidade, residentes e Portugal ou no estrangeiro.
Aqui encontra todas as micro-metragens que estiveram a concurso nesta 5ª edição do “INVADE!”.
0 Comments